Orgulho de ser brasileiro, pois o Nordeste venceu! A influência da identidade nordestina tem estado cada vez mais presente! Foi assim que aconteceu na última quarta-feira de cinzas – 22/02 – na apoteóse. Após um desfile arrebatador, a escola de samba carioca Imperatriz Leopoldinense, trouxe a avenida a história de lampião e do povo sertanejo com o seguinte enredo: “me leva e cia…”. No enredo, a escola de Ramos, com muita irreverência e alegria, levou ao carnaval de 2023 um pouco do dia a dia do povo do sertão. Mas o nordeste não parou na Sapucaí, a cultura nordestina está cada vez mais presente no mercado da confeitaria, e isto, podemos provar!
A identidade nordestina presente nos bolos e doces
Não é de hoje que vemos bolos com traços de elementos culturais relacionados a identidade nordestina. São inúmeras as técnicas que transmitem um pouco da cultura do nordeste na estética e confecção de bolos. Nós, do ateliê Casal Garcia, presentes no mercado há mais de 30 anos, utilizamos a renda de açúcar e o bolo de rolo para trazer sabor e estética a mesa de nossos clientes, tradição do nordeste. Incrível, não é? Tudo isso é devido a nossa essência nordestina, até porque dona Rosângela e Sr. Garcia tem um coração baiano. Afinal, foi na Bahia que seus três filhos nasceram.
Detalhes e muito sabor…
Com isso, na confecção de nossos bolos , sempre que possível, buscamos imprimir algo único e sutil para compor texturas. A renda renascença feita de açúcar é uma boa sugestão. Com aspecto delicado e singelo, a renda agrega sempre um detalhe romântico e clássico aos nossos bolos. Ela pode ser desenhada de diversas maneiras, enriquecendo detalhes ao bolo.
Já no sabor, importamos direto de pernambuco nossa torta de sucesso: A Pernambuco. Para quem ainda não conhece, a pernambuco é uma torta feita a base de bolo de rolo pelo nosso ateliê. Recheada de goiabada e massa branca fina, ela traz muito sabor. Isto é uma prova de que a cultura nordestina está presente em nossa confeitagem. Essa receita brasileira foi uma releeitura do doce conhecido “colchão de noiva” originário de Portugal e introduzido no Brasil em meados do século XVI. Contudo, ao chegar em pernambuco, este doce recebeu um toque brasileiro e tornou-se o famoso bolo de rolo.
Dessa maneira, em nosso ateliê, tanto o bolo de rolo como as rendas renascenças fazem parte não só do sabor e estética em nossos bolos, mas também como parte de elementos culturais relacionados a identidade nordestina no ramo de doces. Estamos sempre abertos a brasilidade e explorar o que a cultura brasielira tem de melhor. Afinal, o nordeste pode ter vencido neste carnaval, mas por aqui todos os anos celebramos esta vitória. É baba de moça, é arabesco, é goiabada… o sertão tem o seu lugar em nossa confeitagem!
A identidade Nordestina é uma celebração a brasilidade
Portanto, de córdeis até lendas dos cantos de nosso país, nossa gastronomia foi impactada com elementos culturais relacionados a identidade nordestina. Por isso, todo aquele que deseja imergir no mercado de doces e bolos precisa se atentar a estas referências. É preciso entender que a brasilidade contribui muito para estilos de bolos e suas decorações, temos um sabor único! Na escolha de um doce ou decoração de bolo, busque trazer um pouco da nossa cultura a mesa, garantimos que você não vai se arrepender!